-->

Operação Payback - As próximas batalhas

Algumas autoridades no Reino Unido têm advertido para a possibilidade dos sites do governo poderem vir a ser o próximo alvo dos hackers pró-Wikileaks em particular os websites utilizados para arquivar devoluções de impostos ou benefícios alegando que estes poderão ser os mais vulneráveis. Até agora, os ataques do grupo Anonymous têm-se concentrado em empresas reconhecidas anti-Wikileaks.



Os ataques no Reino Unido poderão provavelmente dever-se ao facto do Sr. Assange, fundador Wikileaks, ter comparecido no tribunal onde foi libertado sob fiança, indo no entanto permanecer em prisão aguardando um recurso contra a decisão. Ele é procurado pelas autoridades na Suécia para ser interrogado por dois crimes sexuais. Ele nega os crimes e vai lutar contra a extradição, informou seu advogado.



Sua mãe, Christine Assange, que o visitou na prisão, disse que ele continua empenhado com os ideais do Wikileaks. Ela fez também questão de dar voz às suas ideias sobre as empresas que retiraram o apoio ao Wikileaks. Afirmando que "Nós sabemos agora que a Visa, Mastercard, Paypal e outros são instrumentos de política externa dos EUA. Isto é algo que não sabíamos antes”. O governo dos EUA negou ter escrito para as empresas, pedindo-lhes para parar de fazer negócios com o Wikileaks.

Assange


Alguns descrevem a luta entre o Anonymous, Wikileaks e o governo dos EUA como o um “Guerra Informática”, mas especialistas em segurança têm minimizado o conflito classificando-o como apenas uma demonstração, um protesto, nada mais do que o teatro político - divertido e influente, mas não uma guerra.


Assange


Alguns ainda vão mais longe afirmando que esta não é uma guerra cibernética, porque se nós a classificarmos como tal, estamos a desvalorizar o que é a guerra. É apenas um “tumulto cibernético”. No entanto, os tumultos apesar de poderem ser destrutivos, não tendem a ter um impacto duradouro.




Enquanto isso, o governo dos EUA continua determinado a levar o Wikileaks e o seu perante a justiça explorando, uma lei de espionagem com quase um século de idade, como forma de tentar acusar o Sr. Assange.


O polémico realizador Michael Moore ofereceu ajuda ao fundador do WikiLeaks, tanto na forma de dinheiro como de outros recursos. Moore disse num editorial publicado no "Huffington Post" que ele tinha oferecido 20.000 dólares de seu próprio dinheiro para ajudar a socorrer Assange. Além do dinheiro, Moore disse que ele também quer oferecer seu site, servidores de nomes de domínio, e "qualquer outra coisa que eu possa fazer para manter viva e próspera a WikiLeaks enquanto continua seu o trabalho de expor os crimes que eram preparados em segredo e realizados em nosso nome e com o dinheiro dos nossos impostos.


Na frente da ciberguerra, o site principal do WikiLeaks, WikiLeaks.org, está de volta aos EUA menos de 10 dias após o seu fornecedor de serviços, EveryDNS, ter terminado o registo deste nome de domínio alegando preocupações com a estabilidade dos outros sites e domínios sob a sua responsabilidade.




A 3 de Dezembro, a EveryDNS anunciou que estava iria encerrar o nome de domínio WikiLeaks.org por causa de repetidos ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS) que foram lançadas contra o site logo após o início da publicação dos documentos classificados do Departamento de Estado dos EUA. A EveryDNS disse que a desativação do WikiLeaks.org se devia a preocupações de que os ataques DDoS poderiam causar problemas aos outros cerca de 500.000 sites em execução na infra-estrutura de EveryDNS.



Em resposta às acções da EveryDNS, a WikiLeaks estabeleceu vários novos domínios de cada país, tais como WikiLeaks.ch na Suíça, na Áustria e WikiLeaks.at. Em seguida, apontou os novos domínios para os endereços IP existentes, ou começou a ter o novo domínio hospedado em fornecedores de serviços em diferentes países.




O site está agora a ser a hospedado pela Web Hosting Silicon Valley e está usando a Dynadot, uma empresa de San Mateo, Califórnia, como fornecedor de DNS, de acordo com a Netcraft, uma empresa de vigilância de Internet sedeada no Reino Unido. O site foi instalado e funciona desde sexta-feira, segundo a Netcraft. Por enquanto, o site dos EUA não parece estar a disponibilizar qualquer conteúdo estando em vez disso a redireccionar os utilizadores para um site espelho hospedado por um ISP na Rússia.

 Mas a empresa de segurança na internet Spamhaus advertiu ontem que a nova encarnação do site pode ser estar cheia de malware executado por "cibercriminosos da Rússia". O WikiLeaks.org redirecciona os utilizadores suários para um site espelho - mirror.wikileaks.info - que fica dentro de uma gama de IPs hospedado pela empresa russa Webalta. A principal preocupação é que qualquer arquivo WikiLeaks divulgado no site que está hospedado no espaço Webalta pode estar infectado com malware e, uma vez que o site principal wikileaks.org agora redirecciona os visitantes de forma transparente para mirror.wikileaks.info e, portanto, directamente para o espaço controlado pela Webalta, existe um risco substancial de que qualquer infecção por malware se espalhe amplamente.




Mesmo assim, é surpreendente ver o WikiLeaks.org a ser hospedado novamente nos EUA tendo em conta toda a oposição existente ao site neste pais.
O WikiLeaks também reforçou o seu domínio WikiLeaks.ch para evitar uma repetição do que aconteceu com a EveryDNS. Para minimizar a possibilidade de um provedor de DNS desligando novamente o domínio como fez a EveryDNS, o WikiLeaks tem agora acordos com distintos fornecedores de serviço de DNS em oito países diferentes, incluindo a Suíça, Canadá e Malásia. O site WikiLeaks.ch hoje tem um total de 14 servidores de nomes diferentes em 11 diferentes redes prestadoras de serviços de nomes para o domínio WikiLeaks.ch. Além disso, os analistas estimam que há mais de 1.000 sites espelhos em todo o mundo servindo-se do conteúdo do WikiLeaks de modo a que seja tecnicamente impossível eliminar totalmente esta informação da Internet.



Sem comentários: