-->

Transístor de nanotubos de carbono impressos

Pesquisadores da Aneeve Nanotechnologies usaram impressão a jacto de tinta de baixo custo para fabricar os primeiros circuitos compostos por portas electrónicas baseadas em nanotubos de carbono impressos para utilização visores OLED.

A tecnologia OLED é utilizada em telemóveis, câmaras digitais e outros dispositivos portáteis. Mas desenvolver um método de baixo custo para produção em massa destes visores tem sido complicado pela dificuldade em incorporar transístores de película fina, que usam de silício amorfo e polisilicatos, no processo de produção.

Neste estudo inovador a equipe fez transístores de película fina de nanotubos de carbono com alta mobilidade, completamente baseados em impressão de jacto de tinta. Eles demonstraram o primeiro circuito de controlo OLED mono-pixel totalmente impresso, e os seus circuitos de película fina totalmente impressos mostraram vantagens significativas de desempenho sobre os de electrónica tradicional.


Circuito impresso a jacto de tinta. (Origem: University of California - Los Angeles)

Este processo utiliza um método de impressão a jacto de tinta que elimina a necessidade de caros equipamentos de vácuo e presta-se a fabricação escalável e impressão rolo a rolo. A equipa resolveu muitos problemas de integração de materiais, desenvolveu novos processos de limpeza e criou novos métodos de criação de soluções de tinta nanotecnológicas.

Para aplicações de matriz activa OLED, os transístores de nanotubos de carbono impressos serão totalmente integrados com conjuntos OLED, disseram os pesquisadores. A tecnologia de encapsulamento desenvolvida para OLEDs também irá manter os transístores de nanotubos de carbono bem protegidos, porque a matéria orgânica nos OLEDs é muito sensível ao oxigénio e à humidade.

(Adaptado de PhysOrg)

Sem comentários: